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sábado, 16 de dezembro de 2006

Possibilidade de ter uma vida dupla na WEB conquista milhares de pessoas em todo mundo

O jogo mais badalado da internet permite que as pessoas reinventem a si mesmas, num mundo virtual que já conta com 1,4 milhão de "habitantes"

"Não são incomuns as histórias de espertalhões que, no século passado, tentavam ludibriar incautos verdendo terrenos na Lua. Pois um tipo de negócio aparentemente tão insólito está em pleno curso. O comércio de territorórios dentro de um jogo virtual da internet é uma atividade próspera nos dias de hoje. Isso ocorre no mundo do Second Life, criado em 2003 pela companhia americana Linden Lab e já utilizado - ou habitado - por uma população de mais de 1,4 milhão de participantes".

É dessa forma que Eduardo Graça, de Nova Iorque, inicia uma reportagem publicada em edição especial da revista Veja, por ocasião do Natal 2006. A matéria dá uma pequena mostra da repercussão que o Second Life vem ganhando na mídia internacional e, agora, também no Brasil, por conta do anúncio da breve publicação de um site em português. A "revolução tecnológica" da rede deve se tornar uma nova mania nacional, até mesmo porque já se prevê que em pouco tempo a maioria dos "habitantes" de Second Life será formada por brasileiros, a exemplo do que já ocoreeu com o orkut.

Segundo a reportagem da Veja, o SL é um site em que usuários criam personagens como uma espécie de representação virtual deles próprios. Em geral, os habitantes desse universo assemelham-se a serem humanos. Mas é possível se apresentar como um ser mitológico. "A primeira tarefa no jogo é criar o avatar. Com um clique no botão do lado esquerdo do mause, define-se a boca, o nariz, ocorpo, as roupas, a cebeça, os gestos e os tiques nervosos do personagem. Se alguém quer comprar roupas descoladas, entra em uma loja de produtos exclusivos.

Os gastos no Second Life não têm nada de virtual. São pagos em dinheiro, via cartão de crédito. A revista explica que por pouco mais de 9 dólares por mês, adquire-se uma casa com vista para a praia. Com opersonagem montado e equipado, o jogador pode passear ou, se preferir, voar pelo Second Life. Para quem se envolve profundamente com o jogo, a brincadeira quase vira uma extensão da vida real. A agência de Notícias Reuters adquiriu um terreno virtual da Lindem Lab e abriu um escritório no SL, comendado pelo repórter Adam Pasick. Em novembro, o jornal alemão Bild anunciou que vai inaugurar a primeira sucursal de um tablóide no site. Gigantes, como a IBM e a Sun Microsystens também estão presentes no site, que é um misto de Big Brother, eBay e SimCity.

Este blog é dedicado a todos os brasileiros residentes do Second Life e também àqueles que querem se iniciar nessa emocionante aventura "extra-corpo". Queremos, aqui, formar um fórum de debates que possa esclarecer, informar, ensinar, tirar dúvidas, enfim, um guia prático de navegação com a participação e a experiência daqueles que já dominam esta emocionante aventura. Comente, pergunte, responda. Seja um dos primeiros avatares do Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alguém sabe como baixar a versão do Second Life em português?
Félix Marcondes (São Paulo)