A revolução dos METAVERSOS:
O futuro dos meios de comunicação 3D
É comum que uma nova tecnologia sempre traga desconforto aos mais desatentos. Este comportamento faz parte de nossa sociedade, assim como de nossos ancestrais. Mas como entender a mudança que estamos enfrentando? Como aderir uma nova linguagem de comunicação ao nosso dia a dia, à nossa cultura, negócios e educação?
A internet demorou alguns anos para se consolidar, e os mundos virtuais 3D (conhecidos como metaversos) estão rapidamente se tornando realidade. Basta analisar o efeito de popularização do Second Life – a primeira plataforma/metaverso dos 30 mundos virtuais existentes e atuantes até hoje.
O Termo METAVERSO surgiu do romance Snow Crash escrito por Neal Stephenson’s em 1992, e é hoje comumente utilizado para descrever os ambientes imersivos 3D. Ambientes estes no qual humanos interagem (em forma de avatares) com os outros, se relacionando assim no âmbito social, educacional, econômico – uma vez, que geralmente os ambientes metaversos oferecem sua própria economia -, e com o próprio software no ciberespaço, que geralmente se utiliza da metáfora do mundo real, porém sem suas limitações físicas.
O que são os metaversos, senão um espaço no qual a fantasia e realidade se confundem?! Lá podemos ser quem quisermos (ou nós mesmos se preferirmos), freqüentar espaços fictícios ou completamente metafóricos de acordo nossa first life (primeira vida). O que o difere da web como a conhecemos é sua capacidade de interatividade, navegabilidade 3D e relacionamento social simultâneo.
Não é a toa que todos precisamos compreender melhor esta nova linguagem 3D online. Por este motivo faz se necessário um Encontro sobre o tema e suas possibilidades de aplicação. Desta forma nasceu o Seminário Internacional Mundos Virtuais, o primeiro encontro somente sobre as plataformas virtuais, assim como alguns eventos pontuais nos EUA, Europa e Austrália.
Após um ano de efetiva utilização em massa por brasileiros, chegamos ao momento de celebrar o “primeiro ano” de vida do Second Life em território nacional, mas o que isto significa? Quais foram os resultados? Como podemos aprender com as lições deste primeiro ano? Quais são as outras plataformas/metaversos? O que há de novo nesta área tão instigante? Como estamos e podemos quantificar o acesso a estas plataformas? Se num mundo virtual em quem podemos ser quem quisermos, como podemos desenvolver projetos de comunicação se não conhecemos o público a quem se destina a mensagem? Quais são as melhores plataformas – metaversos – para que minha empresa possa atingir seu objetivo de comunicação? Como desenvolver projetos de comunicação e campanhas publicitárias que extrapolem o “antigo” paradigma da web 1.0 da grande vitrine clicável? Como aplicar as regras da web 2.0 de conteúdo X valor ao desenvolvimento de um projeto 3D interativo-NÃO METAFÓRICO? O futuro dos ambientes imersivos está se tornando realidade, o que falta?
Enfim, estas são algumas questões que estarão em pauta no Seminário Internacional MUNDOS VIRTUAIS 2007/2008, que ocorrerá no dia 23 de novembro no Second Life e no dia 13 Março na first life. Agende-se! O encontro promete indicar os caminhos que devemos seguir daqui para frente, mostrando perspectivas, novidades e novas tendências virtuais.
Para discutir essas e muitas outras questões participam do seminário: Roberta Alvarenga – sócia-diretora da Cafeína Estúdio (principal produtora de conteúdo para as plataformas de mundos virtuais), Phd. Rejane Cantoni - Especialista no desenvolvimento de projetos de ambientes imersivos, Geraldo C. Adelizzi - CEO da AddGames (empresa especializada em Advergames), Prof. Júlio César Ferreira - diretor nacional da ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil), Prof. Maria Inês Araújo, Edgard Damiani (autor do livro Second Life: Guia de Viagens), Emiliano de Castro – Diretor de Marketing da KAIZEN Games (representante do Second Life no Brasil), Martha Savastano – professora da Fundação Getúlio Vargas, Jorge Filho – Hoplon Infotainment, Paulo Roberto Runge Filho – especialista em tecnologia web 2.0 e membro do grupo Opice Blum, Rob Van Kranenburg, Margot Pavan (responsável pelo conteúdo Second Life do IG).
Na ocasião, a Editora Aleph fará a divulgação do livro “Snow Crash”, que será lançado no Brasil, com este mesmo título, em 2008. Confira a grade de programação e faça a sua inscrição GRATUÍTA para o encontro no Second Life, a partir do dia 09/11/2007.
www.mundosvirtuais2007.com.br
Vagas limitadas!!
Mais informações: 11 5181-4988
A Inscrição para o encontro no Second Life é independente da inscrição para o encontro presencial, que ocorrerá em março de 2008.
Idealização e realização:
- Cafeína Estúdio Criativo
Apoio:
- AddGames;
- ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil);
- KAIZEN Games;
- Basics;
- Fecomércio;
- CBEE (Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos);
- W/News;
- Webinsider;
- Consultec;
- Universidade Metodista;
- Hoplon Infotainment.
Fonte: Cafeína Studio
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