FAÇA AGORA SEU CADASTRO. É GRÁTIS
PÁGINA INICIAL
FAÇA AGORA SEU CADASTRO. É GRÁTIS

sábado, 17 de novembro de 2007

A revolução dos METAVERSOS:
O futuro dos meios de comunicação 3D

É comum que uma nova tecnologia sempre traga desconforto aos mais desatentos. Este comportamento faz parte de nossa sociedade, assim como de nossos ancestrais. Mas como entender a mudança que estamos enfrentando? Como aderir uma nova linguagem de comunicação ao nosso dia a dia, à nossa cultura, negócios e educação?

A internet demorou alguns anos para se consolidar, e os mundos virtuais 3D (conhecidos como metaversos) estão rapidamente se tornando realidade. Basta analisar o efeito de popularização do Second Life – a primeira plataforma/metaverso dos 30 mundos virtuais existentes e atuantes até hoje.

O Termo METAVERSO surgiu do romance Snow Crash escrito por Neal Stephenson’s em 1992, e é hoje comumente utilizado para descrever os ambientes imersivos 3D. Ambientes estes no qual humanos interagem (em forma de avatares) com os outros, se relacionando assim no âmbito social, educacional, econômico – uma vez, que geralmente os ambientes metaversos oferecem sua própria economia -, e com o próprio software no ciberespaço, que geralmente se utiliza da metáfora do mundo real, porém sem suas limitações físicas.

O que são os metaversos, senão um espaço no qual a fantasia e realidade se confundem?! Lá podemos ser quem quisermos (ou nós mesmos se preferirmos), freqüentar espaços fictícios ou completamente metafóricos de acordo nossa first life (primeira vida). O que o difere da web como a conhecemos é sua capacidade de interatividade, navegabilidade 3D e relacionamento social simultâneo.

Não é a toa que todos precisamos compreender melhor esta nova linguagem 3D online. Por este motivo faz se necessário um Encontro sobre o tema e suas possibilidades de aplicação. Desta forma nasceu o Seminário Internacional Mundos Virtuais, o primeiro encontro somente sobre as plataformas virtuais, assim como alguns eventos pontuais nos EUA, Europa e Austrália.

Após um ano de efetiva utilização em massa por brasileiros, chegamos ao momento de celebrar o “primeiro ano” de vida do Second Life em território nacional, mas o que isto significa? Quais foram os resultados? Como podemos aprender com as lições deste primeiro ano? Quais são as outras plataformas/metaversos? O que há de novo nesta área tão instigante? Como estamos e podemos quantificar o acesso a estas plataformas? Se num mundo virtual em quem podemos ser quem quisermos, como podemos desenvolver projetos de comunicação se não conhecemos o público a quem se destina a mensagem? Quais são as melhores plataformas – metaversos – para que minha empresa possa atingir seu objetivo de comunicação? Como desenvolver projetos de comunicação e campanhas publicitárias que extrapolem o “antigo” paradigma da web 1.0 da grande vitrine clicável? Como aplicar as regras da web 2.0 de conteúdo X valor ao desenvolvimento de um projeto 3D interativo-NÃO METAFÓRICO? O futuro dos ambientes imersivos está se tornando realidade, o que falta?

Enfim, estas são algumas questões que estarão em pauta no Seminário Internacional MUNDOS VIRTUAIS 2007/2008, que ocorrerá no dia 23 de novembro no Second Life e no dia 13 Março na first life. Agende-se! O encontro promete indicar os caminhos que devemos seguir daqui para frente, mostrando perspectivas, novidades e novas tendências virtuais.

Para discutir essas e muitas outras questões participam do seminário: Roberta Alvarenga – sócia-diretora da Cafeína Estúdio (principal produtora de conteúdo para as plataformas de mundos virtuais), Phd. Rejane Cantoni - Especialista no desenvolvimento de projetos de ambientes imersivos, Geraldo C. Adelizzi - CEO da AddGames (empresa especializada em Advergames), Prof. Júlio César Ferreira - diretor nacional da ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil), Prof. Maria Inês Araújo, Edgard Damiani (autor do livro Second Life: Guia de Viagens), Emiliano de Castro – Diretor de Marketing da KAIZEN Games (representante do Second Life no Brasil), Martha Savastano – professora da Fundação Getúlio Vargas, Jorge Filho – Hoplon Infotainment, Paulo Roberto Runge Filho – especialista em tecnologia web 2.0 e membro do grupo Opice Blum, Rob Van Kranenburg, Margot Pavan (responsável pelo conteúdo Second Life do IG).

Na ocasião, a Editora Aleph fará a divulgação do livro “Snow Crash”, que será lançado no Brasil, com este mesmo título, em 2008. Confira a grade de programação e faça a sua inscrição GRATUÍTA para o encontro no Second Life, a partir do dia 09/11/2007.

www.mundosvirtuais2007.com.br
Vagas limitadas!!
Mais informações: 11 5181-4988

A Inscrição para o encontro no Second Life é independente da inscrição para o encontro presencial, que ocorrerá em março de 2008.

Idealização e realização:
- Cafeína Estúdio Criativo

Apoio:
- AddGames;
- ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil);
- KAIZEN Games;
- Basics;
- Fecomércio;
- CBEE (Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos);
- W/News;
- Webinsider;
- Consultec;
- Universidade Metodista;
- Hoplon Infotainment.
Fonte: Cafeína Studio

sábado, 30 de junho de 2007

Atlanti Shopping é o primeiro grande sucesso empresarial brasileiro a dar lucro no Second Life


Jean Liberato (avatar: Liberato Lindman), gerente de negócios da Studiografics e diretor executivo do Atlanti Shopping


Inaugurado no dia 20 de maio deste ano, pela iniciativa da empresa Studiografics (www.studiografics.com.br), com a finalidade de explorar o universo simulado do Second Life, o Atlanti Shopping tornou-se o primeiro empreendimento totalmente virtual a dar lucro real a investidores no Second Life. Além deste empreendimento, a empresa possui as Ilhas Help Brasil e Ribeirão Preto, tendo construído Porto Alegre para clientes e comercializado as ilhas Brasil Nordeste e Portugal para investidores.

O mais interessante é que o Atlanti Shopping é uma empresa 100% virtual, que vende produtos exclusivamente virtuais, desenvolvidos apenas para o consumo dos usuários do metaverso criado pela Linden Lab. A linha de produtos varia de peles e corpos (skins e shapes), ambientes completos para imóveis, carros e motos, objetos para o público adulto, construções pré-fabricadas e acessórios de uso pessoal.

"Em um mês de operações recuperamos o investimento e obtivemos lucro real em moeda do sistema que foi convertida em R$", afirma o dono da empresa Rubiano Oliveira, conhecido no metaverso como Rubnet Olivier. "Contratamos um especialista no mercado de varejo, Jean Liberato, para coordenar as operações de vendas e expandir mercado do Shopping e de suas marcas, e com isso maximizamos a capacidade de distribuição de nossos produtos através das estratégias desenvolvidas pela nossa equipe em conjunto com Liberato", continua Rubiano.

Este empreendimento somente foi possível porque a empresa Studiografics investiu em profissionais capacitados e num corpo de construtores especialistas no Second Life, que hoje forma uma das melhores equipes no Brasil, em construção e desenvolvimento de recursos para este sistema. O sucesso certamente deve-se à alta qualidade de construção e desenvolvimento dos produtos, que atinge clientes do mundo inteiro.

O faturamento no primeiro mês de operação da empresa virtual ultrapassou a marca de L$2.000.000 (dois milhões de Linden Dólares, moeda do sistema simulatório) que é equivalente a aproximadamente R$ 20.000,00, um resultado realmente interessante até para empreendimentos da vida real.

De acordo com Jean Liberato (avatar: Liberato Lindman), gerente de negócios da Studiografics e diretor executivo do Atlanti Shopping, "a tendência deste resultado é de alta, pois estamos investindo muito em novas estratégias de divulgação e ampliação de nossas marcas.

Atualmente, a marca campeã de vendas é a Soul Skins, que fornece corpos e peles para os avatares (personagens criados pelos usuários do sistema). Em seguida temos a nossa marca de veículos, Speed Motors, com carros e motos inspirados em grandes sucessos da vida real. Notamos um crescimento exponencial nas vendas, que deve chegar a 30% ao mês, acompanhando o crescimento natural do mercado no metaverso criado pelo Second Life".

Atualmente, o Atlanti Shopping está localizado em uma ilha completa Brasil Shopping (equivalente a 65.536 m2 simulados, acessível pelo link - http://slurl.com/secondlife/BRASIL%20SHOPPING/206.0/126.0). Trata-se do maior shopping do mundo virtual, concorrendo diretamente com grandes empreendimentos estrangeiros. Além da sede, está localizado em outros dois pontos comerciais, com suas principais marcas e produtos; sua localização é simplificada, basta incluir o termo "Atlanti" no sistema de buscas que suas lojas serão apresentadas ao usuário.

Também é possível encontrar lojas individuais de cada marca do shopping, que são todas de propriedade da Studiografics, responsável pelo licenciamento direito de franquias, permitindo que cada público tenha acesso a seus produtos específicos através de mais de 20 lojas espalhadas pelo mundo.

"A finalidade deste empreendimento foi demonstrar que o comércio virtual no Second Life é totalmente viável, pois, a partir de produtos virtuais, obtivemos um resultado real; com o conhecimento das ferramentas corretas, podemos vender produtos verdadeiros através do sistema simulatório e este conhecimento hoje está totalmente desenvolvido e assimilado por nossa equipe.

Nesta empresa virtual, além da equipe real de criação, contratamos mais 20 pessoas, que trabalham para nossas lojas no metaverso, criando assim uma verdadeira rede de RH, onde existe a necessidade da utilização dos recursos de gestão empresarial e de pessoas, como a formação e identificação de "coachs" e profissionais que se destacam dos demais por sua postura profissional num ambiente virtual. É uma excelente ferramenta para reconhecer talentos e efetuar futuras contratações reais para a nossa empresa", concluí Liberato.

Com seis anos de experiência em criação 3D e desenvolvimento de websites, a Studiografics tem o Second Life como seu principal produto atualmente, comercializando ilhas particulares, planejamento, urbanização e construções especiais, bem como realiza consultoria especializada no desenvolvimento de estratégias e criação de campanhas para a imersão totalmente interativa de marcas e empresas reais no metaverso.

FONTE: SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life.

sábado, 12 de maio de 2007

Anhembi Morumbi entra no Second Life



Convite para o lançamento explica quais são os propósitos do novo projeto da Universidade Anhembi


A Anhembi Morumbi reafirma seu perfil criativo e inovador e se torna a primeira universidade brasileira a ter um campus no Second Life. A estréia será marcada pelo primeiro Campus Experience virtual. O evento, que já acontece no mundo real, é voltado para estudantes do ensino médio que desejem conhecer de perto o dia-a-dia das profissões, tirar dúvidas e descobrir curiosidades sobre as mais diversas possibilidades de carreira.

O Campus Experience virtual será promovido no dia 12, às 18h, no Espaço Anhembi Morumbi, local da futura sede da Universidade no Second Life. Os convidados ganharão jaquetas e os interessados no vestibular receberão um desconto de 50% na inscrição para o Processo Seletivo de junho. Haverá também um concurso cultural com distribuição de prêmios virtuais, mas que serão entregues aos ganhadores no mundo real. Os interessados em participar do evento no Second Life poderão acessar o portal www.anhembi.br/secondlife, a partir dessa quinta-feira.

Second Life

O Second Life é um simulador da vida real, um mundo virtual tridimensional que oferece a possibilidade de ter uma segunda vida. As pessoas que se cadastram no Second Life são residentes de um universo on-line em que há interação com participantes do mundo todo. É possível criar seus próprios objetos, negócios e até mesmo personalizar completamente seu avatar (personagem), tudo em modelagem 3-D.

Todas as transações financeiras são feitas em uma moeda própria, o linden dólar (L$), que obedece a um câmbio diário. Atualmente, a população do Second Life se aproxima dos 6 milhões de pessoas em todo o mundo, e o Brasil já é o quarto país no ranking de acessos e utilização.

Anhembi Morumbi

Fundada em 1970, com a inovadora proposta de ser o primeiro curso superior de Turismo no Brasil, a Universidade Anhembi Morumbi mantém-se até hoje fiel ao compromisso de ensino acadêmico de qualidade, com campi na Vila Olímpia, Centro, Morumbi e Vale do Anhangabaú.

A Universidade oferece 58 cursos, como Moda, Gastronomia, Direito, Medicina Veterinária, Turismo, Quiropraxia e Cinema. Na Anhembi Morumbi, que possui uma das mais modernas infra-estruturas do País e renomado corpo docente, os alunos se preparam para enfrentar as inúmeras exigências da futura profissão.

Atualmente, são 25 mil alunos, distribuídos nos cursos de Graduação, Superiores de Tecnologia, Aprimoramento Profissional e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu. Ao completar 35 anos de fundação, em 2005, a Anhembi Morumbi passou a integrar a Rede Internacional de Universidades Laureate, e se tornou a primeira universidade do Brasil a participar de um sistema globalizado de ensino, com 20 universidades e 53 campi, presente em 15 países.

sábado, 5 de maio de 2007

Obraprima Comunicação inaugura a ilha Brasil Porto Alegre



O Mercado Público...

Com a inauguração de Porto Alegre virtual, a partir deste sábado, 05 de maio de 2007, a Obraprima Comunicação deu início a sua estratégia de profissionalização da linguagem empresarial no metaverso Second Life. Com sede em Porto Alegre/RS, a agência é especializada em webdesign, buzz marketing, criação, modelagem 3d e com presença em diversas mídias, capitaneada pelo publicitário Nivaldo S. Júnior (avatar nsjunior Babenco), e uma das precursoras no investimento real dentro do ambiente simulado oferecido pelo Second Life.

O investimento total para a Ilha Brasil Porto Alegre tornar-se uma realidade superou R$12.000, totalmente viabilizados através de parcerias sérias com empresas que compõe sua carteira de clientes e novos clientes, interessados na experiência da realidade virtual proporcionada pelo metaverso. A Obraprima é a primeira agência de comunicação instalada oficialmente no metaverso, com produtos reais desenvolvidos por uma equipe altamente especializada formada por profissionais que estão vivenciando e interagindo com esta nova ferramenta há mais tempo que quaisquer outros no Brasil.



... o CTG Estância Celeste...

Para isto foi criado um departamento exclusivo deste novo segmento, tratado com muita seriedade, incluindo a contratação de um gerente de projetos, Liberato Lindman, atualmente o gerente da Ilha Brasil Porto Alegre e também consultor “full time” para empresas que desejam desenvolver seus projetos no SL, desde a concepção do negócio até a criação de uma identidade visual e a elaboração profissional de estratégias de marketing e divulgação.

“Inauguramos a Ilha Porto Alegre no SL como um presente para toda a comunidade gaúcha que é marcante e unida no mundo digital, principalmente por sua integração em sites de relacionamentos como o Orkut e pela interatividade constante por canais como o MSN e o Skype. Que este marco sirva de exemplo de compromisso e seriedade no trato com a criação 3D, pois buscamos a maior fidelidade possível na preservação das características históricas e tradicionais de Porto Alegre real. Temos reproduzido com alto grau de competência, e através de excelente parceiros, marcos da cidade como o Laçador, o Mercado Público, Metrô São Pedro, o Cais do Porto do Guaíba, a Usina do Gasômetro e ainda trouxemos para as nossas terras gaúchas o já muito conhecido Centro de Tradições Gaúchas – CTG, uma referência de seriedade para todos”, diz Liberato Lindeman.



... o Inter...

Liberato é incisivo ao comentar que o projeto é sério e tem um objetivo ainda maior junto ao mundo empresarial, não apenas gaúcho mas do mercado brasileiro de comunicação. “Para nós, o Second Life não é uma brincadeira, trata-se da revolução de um canal de comunicação direta, a Internet. Assim como para a mídia musical, evoluímos desde o gramofone até o MP3; hoje a Internet passa pela experiência evolutiva que mudará a forma pela qual interagimos com o mundo. Não tenho medo de dizer convictamente que a WWW (world wild web) é atualmente o primeiro canal da Internet; mas o Second Life é o segundo canal, que proporciona uma riqueza de informações jamais experimentada pela humanidade. Um fluxo contínuo, direto, interativo e ainda mais lúdico! O que permite a fixação plena da experiência vivida neste universo simulado – metaverso. Não tardará muito para se tornar o principal canal de interatividade da Internet e prevejo que no máximo em cinco anos mais de 60% das operações na Internet ocorrerão em ambientes de simulação 3D, e o Second Life leva enorme vantagem sobre os demais, assim como levou o protocolo http na concepção da Internet como a conhecemos. Estou começando a chamá-la pelo nome carinhoso de Internet Clássica”.

“É apenas uma questão de tempo, para que os grandes investidores percebam que esta migração é inevitável, e a necessidade de interagir através das telas estáticas em duas dimensões propostas pelo web design convencional, praticado na Internet Clássica será substituído pelo prazer de navegar através de um novo mundo de possibilidades, construído num ambiente 3D, com interatividade total. Estamos vivendo neste momento uma segunda revolução da comunicação digital e ela se chama Second Life. Após a criação da Internet, com certeza esta é a invenção que mudará novamente nossa forma de utilizar e interagir com a rede mundial de computadores”, concluí Liberato.



...e o Cais do Porto são algumas das principais atrações da Ilha Porto Alegre

A programação de inauguração da Ilha Porto Alegre prevê uma grande festa, com uma Rave de 10 horas de duração, que começou às 16h deste sábado, no Cais do Porto, com presença confirmada de DJ´s de renome no cenário Second Life, como DJ Chinoso e DJ Seco Vella. O espaço Cais do Porto é administrado pela parceria firmada entre a Obraprima e a Caos Publicidade, agência de eventos contratada para a administração do local, que será um centro cultural altamente dinâmico.

Aliás, a Ilha Brasil Porto Alegre, inova como a Ilha com maior conteúdo cultural do Brasil e uma das mais ricas em cultura no mundo. Além das atividades com poetas, músicos, artistas plásticos, fotógrafos e escritores RL já previstas na agenda cultural do Cais, a sede da Obraprima Comunicação tem uma mostra permanente de grandes nomes da pintura mundial, com informação e exposição de obras destes vultos culturais, tudo de forma interativa. “A cada mês um grande mito da pintura clássica será homenageado em nossa sede virtual” afirma o mentor do projeto e idealizador da ilha Brasil Porto Alegre, nsjunior Babenco. A inauguração traz como tema a vida e obra do clássico pintor austríaco Gustav Klimt.

A presença na inauguração é imperdível para o público brasileiro e internacional, pois será o evento do mês de maio certamente. Porto Alegre tem tudo para ser a referência mundial de cultura, diversão e integração com empresas reais, com muita interatividade e recheada de novidades! Visite através deste link: (aqui vai o slr).

terça-feira, 1 de maio de 2007

Projeto Cultural Cais do Porto Virtual marca inauguração oficial da Ilha Porto Alegre

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

O Caos tem localização privilegiadíssima, ao lado do rio Guaíba e junto à famosa ponte que é cartão postal de Porto Alegre

No próximo sábado, dia 5 de maio, o público de Second Life encontrará no Cais do Porto da Ilha Porto Alegre uma alternativa inédita e exclusiva para se divertir e ampliar seus horizontes culturais. O Cais vem se somar a outras atrações que já funcionam na Ilha de Porto Alegre, ainda não oficialmente inaugurada, como o Centro de Tradições Gaúchas Estância Celeste Brasil, o CTG Brasil, pioneiro em Second Life.

As atividades no Cais do Porto Virtual terão sua inauguração marcada pela RaveTronic 10, que inicia às 16 horas e se estende até as 2 horas da madrugada. Durante as 10 horas de festa o público vai se divertir ao som de vários estilos de música eletrônica, com os shows dos melhores DJs brasileiros e estrangeiros, além de outras atrações como shows de dança e a animação da equipe de promoters distribuindo brindes entre o público presente.

Simultaneamente à festa de inauguração RaveTronic 10, o Cais do Porto Virtual oferecerá aos seus visitantes, durante 24 horas por dia, as exposições de arte distribuídas por toda a área do Cais, com trabalhos de grafiteiros, cartunistas e designers gráficos do mundo real, criando assim uma integração que leva arte e cultura para o público de Second Life.

O público será atraído também por outros eventos, como shows de humor com Arnaud Junior, em seu avatar Kaion Kohime, divertindo o público com seu show transmitido ao vivo, evento inédito em Second Life, assim como as baladas no Armazém do Cais que vão agitar a ilha dos gaúchos, todas as noites, de segunda a sábado.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Happy Hour em Porto Alegre: Gatos e Gatas no Telhado deve marcar nova paisagem urbana da cidade

A gerente Rosa Zabelin informa que cerca de 15 meninas, todas elegantemente uniformizadas, farão o trabalho de promoters no Caos, recebendo os visitantes, distribuindo brindes e convidando outros para que conheçam e freqüentem o local. Cada uma ganha L$ 50 por hora de trabalho e, às vezes, se travestem de crianças, como aconteceu na tarde desta terça-feira, mas estão proibidas de trabalhar assim.

Enquanto a decoração do local não fica pronta as reuniões da equipe de trabalho são realizadas no telhado, algo que deverá virar tradição, principalmente nos finais de tarde, durante o “happy hour” para contemplar o pôr-do-sol do Guaíba. São os “gatos e gatas no telhado”, conforme define a própria Rosa.

“O Projeto Cais do Porto Virtual é desenvolvido pela Caos Comunicação, agência nativa e hiperativa no Second Life, em parceria com a Obraprima, criadora da Ilha Porto Alegre, com o compromisso de levar cultura para o público do Second Life”, diz Alexandre Bordin, da Caos Comunicação. Para chegar ao local basta pesquisa por "Porto Alegre" no mapa virtual. “É o Cais do Porto Virtual oferecendo cultura e diversão com a integração dos mundos real e virtual”, finaliza Bordin.

O owner da Ilha, NSJúnior Babenko, informa que, além disso, haverá exposição dos alunos de design da Ritter dos Reis na Usina do Gasômetro e várias outras atrações. A ilha conta com recriações de Porto Alegre como: Mercado Público, Monumento aos Açorianos, Muro da Mauá, Estação São Pedro, Laçador, o Cais do Porto, a Ponte de Pedra e parques representando o Grêmio e o Internacional.

CTG Brasil alerta para os riscos que clientes brasileiros correm ao fazer negócios em Second Life sem nenhuma garantia jurídica

CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS ESTÂNCIA CELESTE BRASIL

NOTA OFICIAL

A propósito do post “Sobre a polêmica das antigas terras do CTG”, tema levantado pelo Flávio Steffens, avatar de Flavio Richez, de forma muito abalizada e pertinente, o CTG Estância Celeste Brasil informa o seguinte:

1. Em nenhum momento o CTG questionou sobre a existência ou não de pendências com relação a impostos; apenas informou que tal dívida nunca havia sido cobrada, pelo menos, digamos assim, “pessoalmente” (o latifundiário norte-americano Intlibber Brautigan alega que enviou IMs - Mensagens Instantâneas, mas em inglês e, como se sabe, é comum receber dezenas, centenas de mensagens desse tipo, diariamente, quase todas elas sem qualquer conteúdo aproveitável, que por isso mesmo são desprezadas de forma quase que automática.

2. O patrão Bloguinho Bourgoin, que comprou as terras, com cartão de crédito, dólar, dinheiro real, e as doou ao CTG, mantém uma conta com a Linden Lab, de onde são descontadas as mensalidades e todas as demais taxas referentes à assinatura premium de Second Life, inclusive, é bom salientar, de forma automática e compulsória. Flávio esclarece que, no caso em questão, trata-se “de um Estate, ou seja, é uma ilha particular”, onde “as normas, funcionamento, valores e taxas” são fixados pelo governador.

3. Tal ponderação é válida, mas a partir dessas afirmativas, colocadas entre aspas, pode-se enumerar uma série de considerações que condenam de forma extraordinária as atitudes do senhor Intlibber Brautigan, a começar pela simples constatação de que a primeira e única vez que ele procurou o patrão Bloguinho Bourgoin foi para expulsá-lo, ele e seus companheiros, das terras que lhe pertencia, de forma grotesca, humilhante, na calada da noite, durante o Baile de Páscoa, enquanto as pessoas dançavam animadas e felizes.

4. E mais: O “homem de preto”, como ficou conhecido, surgiu do meio das trevas, do escuro da noite, destruindo tudo, utilizando seu poder absoluto, acima de qualquer lei, porque de bom senso nem há que se falar. Adotou a tática de “primeiro atirar, depois perguntar quem é”, de triste memória na histórica recente do Brasil. Mais ainda: o empresário, que alega sustentar a mãe com o que ganha em Second Life, não quis negociar, foi inflexível, desumano. Utilizou todo o seu poder para transformar em cinzas a sede do CTG e confinar os gaúchos em um terreno vizinho, conforme provam as fotos do momento.

5. O patrão Bloguinho Bourgoin fez o que deveria e podia. Tentou negociar. Em um primeiro momento, na hora dos acontecimentos, quando humildemente até pediu para que o homem de preto autorizasse a entrada de um casal para servir como intérprete. As fotos e até mesmo as legendas da conversa comprovam isso. Num segundo momento, buscando uma solução diplomática para a questão, através de negociações com Nisthai Pedro, o empresário brasileiro que representa os interesses da empresa no Brasil e que aqui também vende estas chamadas “terras particulares”.

6. Não obteve êxito nas negociações, apesar do reconhecido esforço do empresário brasileiro em convencer seu colega norte-americano a ser flexível nas negociações. Este queria que o CTG pagasse impostos absurdos, de quase três vezes o valor da terra expropriada, e que ainda comprasse de novo as mesmas terras, conforme provam os diálogos travados naquela triste madrugada de Páscoa e que estão gravados em poder da Patronagem do CTG Estância Celeste Brasil. Não cedeu um milímetro sequer, o que, em nossa opinião, mostra o seu caráter e, por isso mesmo, deve levar os brasileiros a tomarem o máximo de cuidado ao fazer negociações com essa gente.

7. Atentem para este ponto: as chamadas “convents”, “convenções” ou mesmo “constituições” de tais ilhas não passam de meros “contratos de adesão” que, no caso, não têm valor legal nenhum. O próprio homem de preto, em seus diálogos, zomba da Justiça Brasileira, ao afirmar que ela não tem nenhum alcance sobre as decisões dos latifundiários norte-americanos e que, no caso da busca de cortes internacionais, a lide seria demorada, cara (gastos de milhões de USD) e, no final, sem nenhum efeito prático. Mas então, pergunta-se: se os brasileiros estão lidando com dinheiro de verdade, fazendo transações internacionais, que tipo de garantias têm? Nenhuma?

8. A questão é mais ampla do que se pode pensar a princípio. A “convent” das ilhas de Nolan e Rothbard prevê a cobrança de juros de um por cento ao dia no caso de atraso em qualquer pagamento. Sim, UM POR CENTO AO DIA, não houve engano nenhum, é isso mesmo. Assim como poderia ser 10 POR CENTO AO DIA, 1000 POR CENTO AO MINUTO... Foi isso que levou o patrão Bloguinho Bourgoin a afirmar, na nota que anunciou o fracasso das negociações, que “aqui, a ganância, a ilegalidade e a imoralidade não têm limites”.

9. E o tão decantado direito de propriedade, núcleo de qualquer sistema capitalista, especialmente o norte-americano, onde fica? Se as terras eram legitimamente compradas, conforme reconheceu Nisthai Pedro, o que se devia eram eventuais impostos, que em caso de inadimplência deveriam ser cobrados na forma da lei, isto é, com a instauração do DEVIDO PROCESSO LEGAL. Imagine se a moda pega e os prefeitos brasileiros decidem simplesmente destruir as casas de quem não paga o IPTU e se apossar de seus terrenos, como forma de ressarcimento...

10. Quanto à questão dos objetos, Nisthai Pedro esclareceu, em nota, que “nenhum de seus objetos foi perdido ou deletado, todos voltaram para você em um único objeto de nome ´object´ em seu lost and found folder. Basta você jogar no chão esse objeto e todos os objetos serão descompactados na posição anterior, no novo ambiente”. Bloguinho Bourgoin respondeu: “A bem da verdade, esclareço que, vasculhando o meu inventário, que possui mais de 2.500 itens, encontrei um arquivo chamado "objetc" com um backup do que havia em cima do terreno de Nolan e Rothbard no dia da "tragédia".

11. Entendemos que o estrago de tudo isso é simplesmente irreparável. Primeiro, houve prejuízos financeiros vultosos com a aquisição e expropriação das terras de Nolan e Rothbard. Houve, também, evasão de divisas, já que a conta foi paga com cartão de crédito internacional, ou seja, em dólares norte-americanos. Segundo: ficou claro e patente que a parte mais fraca, ou seja, o comprador, não tem qualquer direito, devendo-se submeter às decisões dos empresários, sejam elas aceitáveis, legais, ilegais ou imorais. Ou seja: submeta-se a tudo que for exigido ou simplesmente terá o destino que o CTG Estância Celeste Brasil teve.

12. Finalmente, cabe lembrar que o gaúcho é um povo ordeiro e pacífico, mas não aceita a escravidão, mesmo que ela venha através de formas disfarçadas. A maior guerra já travada nestes pagos foi deflagrada justamente por causa da cobrança de impostos exorbitantes sobre o charque, que culminou com o movimento Farroupilha. Como disse um gaudério missioneiro no dia da batalha. “Já brigamos muito com os castelhanos e portugueses por causa de terras. Será que agora vamos ter que enfrentar os norte-americanos pela mesma causa?”

13. O CTG Estância Celeste Brasil mantém a sua posição, de legítimo proprietário histórico das terras de Nolan e Rothbard, e reafirma sua posição de lembrar essa data, de altíssimo significado histórico, em todo Domingo de Páscoa ou a qualquer momento, através de manifestações pacíficas. Conforme consta do manifesto de 14 de abril de 2007:

“Diante dessa situação decidiu a patronagem do Centro de Tradições Gaúchas considerar o 11 de abril como a sua data oficial e o Domingo de Páscoa como o Dia de Luta Contra o Imperialismo Norte-Americano em Second Life. Tais datas deverão ser civicamente comemoradas a cada ano, inclusive com manifestações de protesto nas sedes da entidade, nas próprias terras expropriadas e em outros locais de grande concentração pública, sejam comunidades brasileiras ou não.

CTG Estância Celeste Brasil
28 de abril de 2007
Bloguinho Bourgoin
Patrão

quarta-feira, 25 de abril de 2007

CTG Estância Celeste Brasil realiza último baile na sede provisória de Foxbord

Saudades de Foxbord

Foi o último baile do Estância Celeste Brasil na querência do gaudério Thomas Taov, que gentilmente cedeu suas terras para que o CTG funcionasse ali provisoriamente, depois do escandaloso caso patrocinado pelos representantes do auto-intitulado governador de Nolan e Rothbard, que destruiu as instalações da entidade durante a realização da festa de comemoração do Dia de Páscoa (veja matéria neste blog)."


O CTG Brasil está mudando de mala e cuia para a Ilha Porto Alegre, como resultado da visão cultural, tradicionalista e até mesmo empresarial do publicitário NSJúnior Babenco, proprietário das terras, que cedeu amplo espaço para a entidade, em condições extremamente favoráveis.


Todos os gaúchos associados do CTG Estância Celeste Brasil agradecem desde já a acolhida em Porto Alegre, entendendo que a vinda para estas plagas também representa sua volta às origens. Em Porto Alegre, além do calor humano do gaúcho, o CTG vai dispor de ampla área, o que lhe permitirá inclusive aumentar o leque de opções de lazer, entretenimento e cultura aos seus associados e visitantes.


Ao gaudério Thomas Taov, proprietário das terras de Foxbord, fica o agradecimento muito especial da patronagem e de todo o quadro associativo, inclusive pela doação que o mesmo fez à entidade - um salão de festas que certamente será palco de memoráveis encontros em sua nova e definitiva casa, a Ilha de Porto Alegre.


Painel colcoado na sede do CTG Brasil mostra a enorme divulgação que a entidade vem recebendo dos grandes jornais do Sul do país, especialmente da Zero Hora, de Porto Alegre, e da Gazeta do Povo, de Curitiba, que vêem na iniciativa a possibilidade da preservação e da difusão da cultura gaúcha pelo mundo afora.

sábado, 14 de abril de 2007

Fracassam negociações para a retomada das terras do CTG Brasil, que cria movimento permanente de resistência

O jeitinho brasileiro de negociar

O patrão do CTG Estância Celeste Brasil, Bloguinho Bourgoin, negocia com o sócio brasileiro da empresa responsável pelos terrenos de Nolan/Rothbard, N. Pedro..."

Fracassaram as negociações que vinham sendo desenvolvidas pela patronagem do CTG Estância Celeste Brasil para a recuperação via diplomática das terras expropriadas pela empresa norte-americana Brautigan & Tuck Hol.

Não houve, também, nenhum avanço que permitisse a devolução dos bens da entidade – objetos e móveis –, vergonhosamente extraviados pelo representante do auto-intitulado governador de Nolan e Rothbard, I. Brautigan.

Diante da situação, o patrão Bloguinho Bourgoin decidiu considerar o Centro de Tradições Gaúchas como legítimo dono de duas áreas, uma de 512m no primeiro SIM (Simulator) e outra de 1.536 no segundo, e levar o caso ao julgamento público, além de condenar a ilegal e imoral ação dos magnatas norte-americanos.

E o jeitinho norte-americano de ser

... enquanto o homem de preto de Nolan/Rothbard reserva um lugar especial para as visitas de Bloguinho bourgoin...a Guantanamo de Second Life"

“A lei aqui sou eu”, declarou o nefasto homem de terno preto, ao destruir, sem qualquer aviso prévio, a sede social do CTG Estância Celeste Brasil, na madrugada de 11 de abril de 2006, quando quase uma dezena de casais comemorava a Páscoa no local. Peões e prendas foram humilhados, confinados em terras vizinhas às do CTG e depois deportadas do território que lhes pertencia.

Ao tentar voltar ao local, quando negociava uma solução pacífica e amigável com N. Pedro, sócio da empresa no Brasil, o patrão Bloguinho Bourgoin foi jogado em uma prisão de Nolan/Rothbard, hipocritamente chamada de... repouso. Após três dias de negociações, os agressores sequer se dispuseram a devolver os objetos usurpados.

Às moscas

Terras expropriadas de forma ilegal e imoral estão às moscas em Nolan/Rothbard - nem o tradicional clube funciona mais naquela ilha

O fracasso das negociações leva a um complicado impasse. Primeiro, porque os contratos (ou convenções) mantidos por essas ilhas são documentos frios, sem qualquer validade jurídica, o que supostamente dá aos magnatas norte-americanos o direito de dizer e agir como se fossem donos da lei.

Segundo, porque o Second Life pode ser de mentirinha, mas o dinheiro recolhido por essas verdadeiras quadrilhas é de verdade e nem se trata de real: é dólar norte-americano mesmo.

Alguém quer uma prova? É só consultar as administradoras de cartões de crédito e levantar a enormidade de divisas que está se esvaindo do país sem qualquer controle legal. O governo teria consciência da magnitude dessa sangria?

Abandono

Terrenos vizinhos, anteriormente cheios de lojas, agora exibem apenas máquinas caça-níqueis jogadas no chão. Teriam tido o mesmo destino do CTG?

Diante dessa situação decidiu a patronagem do Centro de Tradições Gaúchas considerar o 11 de abril como o seu dia oficial e o Domingo de Páscoa como o Dia de Luta Contra o Imperialismo Norte-Americano em Second Life.

Tais datas deverão ser civicamente comemoradas a cada ano, inclusive com manifestações de protesto nas sedes da entidade, nas próprias terras expropriadas e em outros locais de grande concentração pública, sejam comunidades brasileiras ou não.

A colocação de qualquer tipo de empecilho, por parte dos magnatas norte-americanos, como o banimento de pessoas, ensejará a deflagração de manifestações sem aviso prévio e em datas e locais aleatórios. Esta luta vai se prolongar até a efetiva reconquista das terras usurpadas.

domingo, 8 de abril de 2007

Fotos mostram truculência do "capitão" e tristeza e força dos tradicionalistas gaúchos

Não dá para desistir

Diante da irredutibilidade do capitão (não deixa de lembrar as Capitanias Hereditárias do Brasil), no texto impresso na tela o patrão Bloguinho Bourgoin reconhece as dificuldades, mas ressalva: "É, mas não dá para desistir."


Tudo por um show

Três horas da madrugada e alguns casais ainda dançavam no salão social do CTG: como era Dia de Páscoa, todos comemoram a data bastante animados, enquanto o patrão Bloguinho Bourgoin fazia seu show


De repente, a tragédia

"Chovia gaúcho", disse, depois, já um pouco animada, uma das prendas que viu tudo sumir de uma hora para outra. Ninguém entendia o que estava acontecendo


Da escuridão surge o homem do preto

Acompanhado de um casal tradicionalista, que foi autorizado a entrar no território para servir de intérprete, enquanto os demais permaneciam confinados em um terreno vizinho, Bloguinho Bourgoin tenta um acordo com o capitão: nada de conversa


A força do tradicionalismo

Já ao amanhecer, o patrão Bloguinho Bourgoin e o tradicionalista Thomas Taov fincam a bandeira do Rio Grande do Sul em novas terras: as dificuldades enfrentadas dão mais força ao movimento gaúcho


E uma nova sede, provisória, mas suficiente

Pouco depois do meio dia, uma nova sede já estava pronta para receber a gauchada. Afinal, era dia de domingueira e domingueira não se perde de jeito nenhum


LEIA COMUNICADO OFICIAL DO PATRÃO BLOGUINHO BOURGOIN

CTG Estância Celeste Brasil denuncia arbitrariedades nas ilhas de Nolan e Rothbard

CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS ESTÂNCIA CELESTE BRASIL

NOTA OFICIAL

Gaudérios e Gaudérias!

Lamento comunicar que na madrugada deste domingo sofremos condenável ação por parte de representante do intitulado Governador de Nolan e Rothbard, que nos despejou covardemente de NOSSAS terras.

A ação, ilegal e imoral, sob todos os aspectos, ocorreu na calada da noite, às 3h da madrugada, enquanto quase uma dezena de casais dançava em nossa sede social, comemorando o Dia de Páscoa.

Não esmorecemos! Ainda durante a madrugada tentamos reconstruir o CTG em uma área que recém havia sido adquirida por este Patrão, na Ilha de Porto Alegre, mas a iniciativa se tornou infrutífera por ser a região apenas residencial, não comportando, inclusive, atividades culturais.

Em um trabalho incansável, com a participação decisiva do gaudério Thomas Taov, erguemos uma sede provisória, que já está funcionando na propriedade deste gaúcho associado. Tais contratempos em nada prejudicarão nossa domingueira de hoje, que já está começando.

Com relação à atitude do representante de Nolan/Rothbard, que expropriou NOSSAS terras e NOSSOS bens, tomaremos as atitudes pertinentes, inclusive medidas judiciais, se necessárias. Além de nos despejar, sob um pretenso atraso no pagamento de impostos, que nunca foram cobrados, ainda extraviou nosso patrimônio.

Na verdade, foram perdidas as coisas mais valiosas, como poses de dança, todos os bens patrimoniais do CTG, com exceção daquelas que tínhamos backup, como a sede social, e até mesmo fogo de chão, bar, microfone, um imenso violão que enfeitava nossa sede, enfim, tudo que se encontrava lá naquele momento.

BLOGUINHO BOURGOIN
Patrão

sábado, 7 de abril de 2007

Gazeta do Povo, de Curitiba, destaca inauguração do primeiro Centro de Tradições Gaúchas de Second Life

Capa da edição de 02 de abril da Gazeta do Povo, com chamada para a matéria especial do caderno Informática

A Gazeta do Povo, de Curitiba, maior jornal do Paraná, destacou, em matéria de capa do caderno Informática e com chamada de primeira página, em sua edição de segunda-feira, 02 de abril, a criação do CTG Estância Celeste Brasil. Em matéria assinada pelo jornalista João Paulo Pimental, o jornal enaltece a iniciativa do também jornalista Clediney Silva, fundador da entidade, definindo-o como "um empreendedor (real) do lazer, proporcionado por um universo virtual". Veja a matéria completa.

INFORMÁTICA | MUNDO VIRTUAL publicado na edição impressa de 02/04/2007
Clediney Silva, de São José dos Pinhais, inaugurou o primeiro Centro de Tradições Gaíchas do Second Life:> aposta na interatividade da WEB 2.0 - (Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo)

Os Pampas no Second Life

Comunidade online, que já tem movimentos sociais e sistema econômico próprio, ganha
o primeiro CTG

Clediney Silva, de São José dos Pinhais, inaugurou o primeiro Centro de Tradições Gaúchas do Second Life: aposta na interatividade da Web 2.0

“Buenas, gaudério! Como estás?”
O cumprimento gauchesco, por incrível que pareça, pode começar a ser usado por avatares, personagens virtuais que habitam o Second Life. O primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da comunidade online foi inaugurado no último sábado – e por um paranaense! Bem, quase... Clediney Silva, jornalista que fundou o CTG virtual, é gaúcho de Dom Feliciano, mas mora no Paraná há quase três décadas. De sua casa em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, Silva começou a acessar o Second Life no fim de 2006 e se entusiasmou com o funcionamento da comunidade. “Na época, anunciavam como um jogo, mas o SL não tem um público gamer. É um ‘jogo da vida’... E sabe que se encontra mais solidariedade ali do que no mundo real?”, frisa.

Quando explicava a natureza do Second Life a um amigo, dizendo que o universo virtual tinha “de tudo”, Silva foi questionado: “Mas já tem CTG lá?”. Foi o bastante para que o jornalista de 49 anos tivesse a idéia de montar a Estância Celeste Brasil, um lugar virtual em que os avatares podem encontrar fogo de chão, chimarrão e vestuário característico, além de conversar usando termos tipicamente rio-grandenses. Há um mês, portanto, o avatar de Claudiney, que atende pelo nome Bloguinho Bourgoin, trabalha duro para organizar o recém-inaugurado CTG. Não faltou a já mencionada solidariedade dos habitantes da “segunda vida”. “A sede do centro foi construída por minha ‘vizinha’, dona de um clube no SL, que não cobrou nada”, conta.

O prédio do CTG virtual pode não ter custado um centavo, mas o resto exigiu um investimento de 100 mil lindens (a moeda local), ou cerca de R$ 770 na cotação de sexta-feira. “As roupas, como a bombacha, o lenço, a pilcha em si, e o vestido de prenda custaram 20 mil lindens (R$ 155); a cuia de chimarrão exigiu muita customização e custou 6 mil lindens (R$ 46)”. Toda essa indumentária já está sendo vendida – inclusive em uma ilha virtual holandesa – por 490 lindens (R$ 3,80).

Medo das críticas dos tradicionalistas gaúchos, famosos pelo conservadorismo extremo? Claudiney e seu alter-ego Bloguinho já tiveram essa preocupação, mas resolveram a questão ao seguir “à risca as determinações do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho)”. “Não posso ter uma bombacha colorida nem colocar um palco de luzes dentro do CTG. Isso iria contra as normas do movimento”, explica. Hélio Ferreira, secretário-geral do MTG, aprova: “Olha, tchê, achamos que a internet é um caminho natural. Incentivamos a iniciativa, que é bonita, e tenho certeza que o CTG vitual será um meio de propagar nossa cultura”.

A inauguração que ocorreu no último sábado foi marcada por uma cavalgada, bandeira do Rio Grande do Sul em punho, pelas principais ilhas brasileiras do Second Life. Até a governadora Yeda Crusius havia sido convidada para a ocasião. “Penso na diversão e na disseminação da cultura, mas lá no fundo vejo a tecnologia e as possibilidades da Web 2.0”, conclui Silva. Um empreendedor (real) do lazer, proporcionado por um universo virtual. João Paulo Pimentel


Chamada de capa para a matéria especial do caderno Informática

VEJA A MATÉRIA ORIGINAL EM VERSÃO DIGITAL

quarta-feira, 28 de março de 2007

Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, noticia com exclusividade a criação do primeiro CTG em Second Life

Capa da edição de hoje de Zero Hora, com chamada para a matéria especial do caderno Digital Life

O Zero Hora, de Porto Alegre, maior jornal do Sul do país e carro-chefe da Rede Brasil Sul (RBS), afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, noticia, em sua edição de hoje, a criação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas em Second Life. Trata-se do CTG Estância Celeste Brasil, cujo fundador e patrão é Bloguinho Bourgoin, avatar do jornalista Clediney Silva, que foi trazido a público com exclusividade e em primeiríssima mão pelo esforço do trabalho da jornalista Vanessa Nunes e de seu avatar Van Latynina. A publicação foi antecedida por várias chamadas feitas pela RBS TV (Rede Globo), em horário nobre, na noite anterior.

Confira a íntegra da matéria especial do Caderno Digital Life, que teve capa de caderno e chamada de primeira página.

Espaço para celebrar as tradições gaúchas
Foto(s): reprodução/ZH


Querência virtual

Sociedade online com mais de 5 milhões de usuários via Internet, o Second Life ganha um espaço para celebrar as tradições gaúchas
VANESSA NUNES


Fogo de chão, pilcha e chimarrão ganharam versões digitalizadas no Second Life (SL), comunidade online com 5 milhões de habitantes. Nos pagos virtuais, um baile marcará a inauguração, sábado à noite, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância Celeste Brasil, o primeiro desta realidade simulada na Internet.

Para dançar no baile, os avatares - como são chamados os bonequinhos que representam cada residente - deverão estar rigorosamente pilchados. Foram confeccionados chapéus, lenços, bombachas e vestidos de prenda por uma estilista virtual. A indumentária estará à venda por 490 lindens (a moeda do SL, equivalente a cerca R$ 5 o traje completo).

A idéia de criar um CTG no SL é do jornalista Clediney Silva, 49 anos, gaúcho de Dom Feliciano radicado há mais de uma década em São José dos Pinhais (PR), onde é xiru das falas (mestre-de-cerimônias) do CTG Sentinela dos Pagos.

- O culto às tradições gaúchas não fica restrito ao Rio Grande do Sul. Por que não se expandir pelo mundo virtual? - argumenta.

Na opinião do folclorista Paixão Côrtes, 79 anos, todo trabalho feito para preservar os valores da terra merece aplausos:

- É uma forma atualizada de divulgar a identidade da região. Tradicionalismo não significa ficar parado no tempo. É preciso acompanhar a modernidade, mas não fazer modismo.

Para tocar o projeto do CTG virtual, Silva recorreu a Bloguinho Bourgoin, a sua segunda vida no mundo digital. O avatar fundou a entidade no SL e contratou outras pessoas dentro da sociedade online para construir objetos característicos da cultura gaúcha, como cuia de chimarrão e churrasco em espeto de chão. Para reconstruir um pedacinho do pampa no mundo online, o investimento ultrapassou os 100 mil lindens (pouco acima de R$ 1 mil).

Mais do que um passatempo e uma forma de matar a saudade dos pagos, Silva vislumbrou no SL uma chance de ganhar dinheiro real com a venda da idumentária gaudéria na loja Xergão, outro empreendimento seu.

- Quero trazer a grife Xergão para o mundo real. Quem sabe alguma empresa se interessa. Também quero ver se consigo patrocínio para o CTG - planeja.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) pretende acompanhar o projeto, para se certificar de que a cultura do Estado não será desvirtuada no mundo digital. Então, talvez possa até apoiar a iniciativa:

- É algo positivo, porque comunica a cultura gaúcha a outro perfil de público, mais urbano. Geralmente, o gaúcho campeiro é bem xucro nesta área de Internet - comenta o presidente do MTG, Oscar Gress.

(vanessa.nunes@zerohora.com.br)

No mundo virtual do Second Life, o Estância Celeste Brasil é o CTG pioneiro - Foto(s): reprodução/ZH

Em expansão
- Há cerca de 3 mil CTGs espalhados no Brasil e em mais oito países pelo menos.
- A metade dessas entidades fica fora do Rio Grande do Sul.
- No mundo virtual do Second Life, o Estância Celeste Brasil é o CTG pioneiro


CLIQUE AQUI PARA VER A MATÉRIA ORIGINAL

A caráter: avatar de repórter de ZH (D) entrevista Bourgoin enquanto ambos saboreiam um chimarrão -
Foto(s): reprodução/ZH


Em matéria correlata, o Zero hora traz mais informações sobre o CTG Estância Celeste Brasil e fragmentos de uma entrevista do patrão Bloguinho Bourgoin. Confira a íntegra:

"Respeitaremos ao máximo as determinações do MTG"
Entrevista: Bloguinho Bourgoin, fundador do CTG virtual Estância Celeste Brasil
VAN LATYNINA*/ Enviada especial/Second Life

Devidamente pilchado e sem desgrudar do chimarrão, Bloguinho Bourgoin (nome do avatar do jornalista Clediney Silva) recebeu, na última semana, a reportagem de ZH Digital para uma conversa à beira de um fogo de chão. Fundador e patrão do Estância Celeste Brasil, o primeiro CTG do Second Life, Bourgoin organiza os últimos preparativos para o baile de inauguração do salão no próximo sábado. A seguir, trechos da entrevista:

ZH Digital - Qual foi a maior dificuldade na implementação do CTG?

Bloguinho Bourgoin - Costuma-se dizer que no Second Life tem tudo, mas não tinha objetos que fazem parte da cultura gaúcha, a começar pelas pilchas. Tive de contratar uma estilista para produzi-las. Fazer o chimarrão foi o mais difícil, porque exige personalização, um trabalho que poucos sabem fazer.

ZH Digital - Quais atividades serão realizadas no Estância Celeste Brasil?

Bourgoin - Realizaremos bailes ao som de música gaúcha todos os sábados. No início, vamos permitir a entrada de todos os avatares, mas, posteriormente, pretendemos fechar a land (terra virtual) somente para quem se associar ao CTG ou para convidados, desde que devidamente pilchados. A nossa intenção é respeitar ao máximo as determinações do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), principalmente no que toca à indumentária e aos costumes.

ZH Digital - Vocês pretendem ampliar o CTG?

Bourgoin - Queremos construir um salão de baile maior, um parque de rodeios, uma cancha de bocha e outras instalações, mas precisaremos de uma área maior, talvez uma ilha (como são chamadas as regiões no Second Life). Espero conseguir isso a partir de patrocínios de empresas e entidades gauchescas do mundo real.

* Van Latynina é o avatar da repórter Vanessa Nunes

Saiba mais
O que é
- Second Life é um software que simula um mundo virtual em três dimensões. Como o nome sugere (segunda vida, na tradução do inglês), proporciona a experiência de viver dentro da Internet na forma de um avatar, o nome dos bonequinhos que representam cada habitante.

Como participar
- É preciso baixar o programa em www.secondlife.com, ter computador robusto (mínimo de 512 MB de RAM e uma boa placa de vídeo) e conexão de banda larga. O acesso é gratuito, mas comprar roupas novas, por exemplo, requer dinheiro (chamado de linden). É possível comprar lindens usando cartão de crédito internacional ou então trabalhando no SL.

Quem pode freqüentar o CTG
- Qualquer avatar poderá freqüentar o CTG Estância Celeste Brasil. Na loja Xergão, serão vendidas pilchas e chimarrão, entre outros objetos. Futuramente, o espaço deverá será fechado somente a
associados e convidados devidamente pilchados.

Onde fica dentro do Second Life
- O CTG fica em um terreno em Rothbard (área dentro do SL). Uma das formas de chegar lá é digitando no browser http://slurl.com/secondlife/Rothbard/10/19/31. Ao ser remetido para o software do SL, deve ser feito o teletransporte para a região. Uma seta indica como chegar até o salão de bailes.

CLIQUE AQUI PARA VER A MATÉRIA ORIGINAL

segunda-feira, 19 de março de 2007

Bloguinho Bourgoin sucumbe aos padrões sociais de Second Life e vai ao Pitanguy

Por BLOGUINHO BOURGOIN
O novo Bloguinho Bourgoin: pele, corpo e cabelos novos...

Jornalista não deve – e nem pode, segundo as regras redacionistas – fazer matéria sobre si mesmo. Mas esta é especial e, por isso, abro uma exceção (toda regra tem pelo menos uma). Trata-se do meu processo de transformação em Second Life, coisa que aconteceu (acreditem!) não por vontade própria, mas, digamos, por imposição da sociedade.

É isso mesmo. Como ocorre em qualquer núcleo social, também em Second Life há regras e normas de conduta que o próprio meio impõe. E chega a hora em que uma boa forma, cor saudável e roupas finas passam a ser uma imperatividade para o bom convívio. Por que você acha que no início do verão as pessoas pegam um bronzeado antes de ir à praia?

... e o pioneiro: mudanças impostas pela exigente comunidade de Second Life

Alguém pode dizer que até no Congresso Nacional ou no Superior Tribunal Federal deputado ou ministro poderia transitar sem paletó e gravata e que isso em nada iria afetar a sua reputação. Mas todos devem concordar que, nesses casos, aquela autoridade certamente se sentiria como um peixe fora d’água.

Foi essa a sensação que comecei a experimentar quando a Afrodite se prontificou a me acompanhar em um périplo por butiques, lojas e shoppings de várias lands de Second Life. Tal decisão veio de encontro (na plena acepção do termo, isto é, contrariamente) ao que pensava antes, quando havia decidido que o meu avatar seria sempre o mesmo.

Agora também empresário do ramo de confecções, Bloguinho Bourgoin em frente a uma de suas lojas da grife Xergão

Mas como mudar o rosto, trocar o corpo, ganhar uma nova pele (bronzeada, bem ao estilo brasileiro) e aparecer de forma diferente para os meus amigos? Confesso que a decisão não foi fácil, mas, ao final, compensadora. O novo Bloguinho Bourgoin é um Stallone, quase um Rambo, ainda mais sexy com aqueles cabelos rebeldes.

Realmente, não tem como fugir da realidade. Eu escrevi realidade? Sim, desta realidade que vivemos aqui, em terra firme, onde sempre procuramos ser aquilo que as outras pessoas querem que sejamos. Não podemos fugir de determinados padrões sociais. Bloguinho Bourgoin não fugiu. A mulherada vai adorar. Mas a do meu chefe, bem, deixa prá lá...

Afrodite Oh, a bela morena de olhos azuis responsável pela transformação de Bloguinho Bourgoin

quarta-feira, 14 de março de 2007

Casamento de Alemão Alonzo e Renata Smagda movimenta a alta roda das comunidades brasileiras em Second Life

Por BLOGUINHO BOURGOIN
Quarta-feira, 21 de março de 2007, às 20h. Guarde esta data e horário. Será, pelo que se anuncia, o casamento do ano em Second Life. Os noivos: Alemão Alonzo e Renata Smadga. Ele, “amigo dos amigos”, segundo se define. Ela, uma “faz tudo” em Second Life. Em comum, o gosto pela riqueza, já que formam um dos casais de maior fortuna e ostentação entre as comunidades brasileiras.



Acadêmico de Direito de São Paulo na vida real, Alemão Alonzo não é claro ao falar de sua profissão em Second Life, onde mora em uma casa cinematográfica. Mas, ao convidar o repórter para a festa de casamento, que acontecerá em alto estilo no Cher's Grand Wedding and Reception, em Phoenix Island, pediu que tivesse cuidado ao se aproximar do casal para tirar fotos. “É que a segurança será feita pela Máfia”, alertou.

Quando o repórter perguntou se ele faz parte dessa organização, Alemão foi incisivo: “Taí uma coisa que você não vai ficar sabendo (risos)”. De qualquer forma, trata-se de uma pessoa simpática, de bom trato, fino. Conta que conheceu Renata no trânsito, quando andava em um de seus carros de luxo e ela o interrompeu no trânsito. Ele insistiu para que o deixasse passar, mas a beleza dela acabou sendo decisiva.



Renata Smagda, que é oriunda do Recife, afirma contar as horas que o separam do casamento. “Eu quero viver com meu príncipe forever”, diz ela, afirmando estar “super, híper, mega-ansiosa”. Apenas um detalhe: os dois já moram juntos em Second Life e têm uma filha, Abby Ellisson, de quatro anos de idade. Nos planos do casal está pelo menos mais um filho, mas ainda sem data definida.




segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Pioneira de Second Life no Brasil disputa a finalíssima do concurso Miss SL 2007, que tem o apoio e a participação da família Linden

Por BLOGUINHO BOURGOIN
Alena, no desfile de bíquini durante a terceira etapa do concurso Miss SL 2007...

Alena Ristow, 22 anos e um corpão de fazer inveja a qualquer mortal, está na finalíssima do concurso Miss SL 2007, que conta com o apoio e a participação da família norte-americana Linden, criadora de Second Life. Catarinense de Blumenau, onde é conhecida por Bibi e trabalha como servidora do Ministério Público Federal, Alena é uma das três primeiras brasileiras a participarem deste mundo virtual, junto com Putinha Popinjay e Dahlia Gillespie, esta última, que reside em Curitiba, bem provavelmente a precursora de todos os brasileiros.

Nesta entrevista, que o repórter BLOGUINHO BOURGOIN fez por IM diretamente do Centro de Imprensa da Ilha São Paulo Jardins, Alena fala de toda a sua experiência em Second Life, um pouco de sua vida real, onde, revela, é tímida e, claro, do concurso em que representa o Brasil.

...e Bibi, a catarinense de 22 anos, em passeio de barco em Barcelona (Espanha). Abaixo, flagrantes de Alena

“Muita gente diz que Alena e Bibi são muito parecidas. A Bibi foi, com o tempo, ficando cada vez mais e mais parecida com a Alena. E não o oposto como seria de se esperar”, disse ela, que respondeu as perguntas com a simpatia de sempre, diretamente do trio elétrico que festejava o Carnaval, domingo, na Ilha Brasil. Afinal, quem não gosta de samba é ruim da cabeça ou doente do pé.


Bloguinho Bourgoin: Estou no Centro de Imprensa da Ilha Jardins e esta é a primeira entrevista que faço daqui. Gostaria que inicialmente você se apresentasse.
Alena Ristow: Bom, meu nome é Alena Ristow, tenho 22 anos, e estou no SL há exatamente um ano.

Bloguinho Bourgoin: Você então deve ser uma das brasileiras, e dos brasileiros, mais antigos de SL. Como começou?
Alena Ristow: Fiquei sabendo do Second Life através de uma matéria na Folha de São Paulo. Era uma matéria grande, de uma página inteira, apresentando o SL e uma menina de Curitiba que estava vivendo sua segunda vida. Achei muito interessante e logo baixei o programa. Claro que de cara fiquei viciada. (risos) Logo conheci a menina da matéria da Folha, Dahlia Gillespie, e a Putinha Popinjay, que na época eram as duas únicas brasileiras que havia encontrado. Ficamos amigas e juntas vimos o SL explodir no Brasil, no fim do ano passado.

Bloguinho Bourgoin: Na RL, você mora onde e faz o quê?
Alena Ristow: Bom, sou de Blumenau, em Santa Catarina. Sou servidora pública e trabalho no Ministério Público Federal.

Bloguinho Bourgoin: E na SL, o que você já fez e o que faz agora?
Alena Ristow: Inicialmente explorei bastante o mundo do SL, fazendo muitos amigos de todas as partes do mundo. Logo percebi que estava viciada em compras aqui também (risos). Passava a maior parte do tempo em lojas buscando roupas, sapatos, cabelos, peles... tudo. Sou apaixonada por moda e beleza, então acho que isso se refletiu aqui no SL também. No final do ano passado fui selecionada para participar da versão SL do Big Brother, da Endemol. Mas 24 horas antes do início do show a equipe mudou seus planos, decidindo fazê-lo apenas com participantes dos EUA.

Bloguinho Bourgoin: E o dinheiro para todas essas compras vinha de onde?
Alena Ristow: Compro meus Lindens com meus suados reaizinhos ganhos na vida real. (risos).

Bloguinho Bourgoin: Uma de suas amigas é dona de um night clube. Você já atuou nesse meio?
Alena Ristow: Sim, como hostess. E espero que o clube da Sonja faça muito sucesso, pois ela é um doce de pessoa.

Bloguinho Bourgoin: No sábado, você foi escolhida como finalista do concurso Miss SL 2007. Quem organiza este certame e quem estava e ainda está participando?
Alena Ristow: É organizado por um grupo de pessoas lideradas pelo Sr. Restorator Ristow - não é parente (risos). Desde o início o evento foi planejado e desenvolvido com participação ativa e direta dos Lindens, cujo apoio foi bastante importante. O maior patrocinador é o grupo INWORLD, que tem um grande shopping em Chieut. O concurso começou com 65 participantes, divididas em oito grupos. Após três etapas, sobramos eu e as outras cinco finalistas e mais seis semifinalistas que disputam o prêmio de "consolação" (um prêmio especial).

Bloguinho Bourgoin: De onde são as demais candidatas e quando e onde ocorrerá a finalíssima?
Alena Ristow: A grande final ocorrerá no próximo domingo, dia 25, às 9h (SLT) / 15h (BRT), em Costa del Sol (Montserrat). Será um evento muito especial, pois além de dar o prêmio de primeira Miss Second Life a uma das finalistas, terá como parte da comissão julgadora os próprios Lindens. As outras cinco finalistas são: Annie Barnard (da África do Sul), Natalia Zelmanov (dos EUA), Dixii Lovell (da Holanda), Hope Eldrich (dos EUA) e Terry Simon (dos EUA).

Bloguinho Bourgoin: Você acha que pode trazer o título máximo para o Brasil?
Alena Ristow: É meu maior sonho no momento. Mas já estou muito feliz por ter chegado à grande final, pois todas as outras participantes são muito belas e merecedoras.

Bloguinho Bourgoin: Neste momento, a Alena está onde e fazendo o quê?
Alena Ristow: Ah, a Alena está sambando no trio elétrico da Ilha Folia, a festa de carnaval que está rolando na Ilha Brasil. A festa está ótima, aliás!

Bloguinho Bourgoin: Na tua cidade, Blumenau, você já é conhecida como a “mulher do outro mundo"?
Alena Ristow: Por meus amigos mais próximos sim, mas ainda não fiquei famosa, não. (risos).

Bloguinho Bourgoin: Na RL, já havia participado de algum concurso de beleza?
Alena Ristow: Não, sou muito tímida na RL... A Alena é como a Bibi gostaria de ser na RL.

Bibi, aqui com uma amiga: nas compras ou em viagens, sempre a mesma vontade de viver, "aqui ou lá"

Bloguinho Bourgoin:
Qual é a sua opinião hoje sobre o Second Life?
Alena Ristow: Acho que hoje o Second Life está chegando ao nível que se propôs desde o início. Não um jogo, mas uma plataforma virtual para diversão, negócios e relações humanas. Acho que num futuro muito próximo a revolução do Second Life se mostrará ainda mais forte e visível na internet.

Mais informações: SITE OFICIAL DO CONCURSO