A revolução dos METAVERSOS:
O futuro dos meios de comunicação 3D
É comum que uma nova tecnologia sempre traga desconforto aos mais desatentos. Este comportamento faz parte de nossa sociedade, assim como de nossos ancestrais. Mas como entender a mudança que estamos enfrentando? Como aderir uma nova linguagem de comunicação ao nosso dia a dia, à nossa cultura, negócios e educação?
A internet demorou alguns anos para se consolidar, e os mundos virtuais 3D (conhecidos como metaversos) estão rapidamente se tornando realidade. Basta analisar o efeito de popularização do Second Life – a primeira plataforma/metaverso dos 30 mundos virtuais existentes e atuantes até hoje.
O Termo METAVERSO surgiu do romance Snow Crash escrito por Neal Stephenson’s em 1992, e é hoje comumente utilizado para descrever os ambientes imersivos 3D. Ambientes estes no qual humanos interagem (em forma de avatares) com os outros, se relacionando assim no âmbito social, educacional, econômico – uma vez, que geralmente os ambientes metaversos oferecem sua própria economia -, e com o próprio software no ciberespaço, que geralmente se utiliza da metáfora do mundo real, porém sem suas limitações físicas.
O que são os metaversos, senão um espaço no qual a fantasia e realidade se confundem?! Lá podemos ser quem quisermos (ou nós mesmos se preferirmos), freqüentar espaços fictícios ou completamente metafóricos de acordo nossa first life (primeira vida). O que o difere da web como a conhecemos é sua capacidade de interatividade, navegabilidade 3D e relacionamento social simultâneo.
Não é a toa que todos precisamos compreender melhor esta nova linguagem 3D online. Por este motivo faz se necessário um Encontro sobre o tema e suas possibilidades de aplicação. Desta forma nasceu o Seminário Internacional Mundos Virtuais, o primeiro encontro somente sobre as plataformas virtuais, assim como alguns eventos pontuais nos EUA, Europa e Austrália.
Após um ano de efetiva utilização em massa por brasileiros, chegamos ao momento de celebrar o “primeiro ano” de vida do Second Life em território nacional, mas o que isto significa? Quais foram os resultados? Como podemos aprender com as lições deste primeiro ano? Quais são as outras plataformas/metaversos? O que há de novo nesta área tão instigante? Como estamos e podemos quantificar o acesso a estas plataformas? Se num mundo virtual em quem podemos ser quem quisermos, como podemos desenvolver projetos de comunicação se não conhecemos o público a quem se destina a mensagem? Quais são as melhores plataformas – metaversos – para que minha empresa possa atingir seu objetivo de comunicação? Como desenvolver projetos de comunicação e campanhas publicitárias que extrapolem o “antigo” paradigma da web 1.0 da grande vitrine clicável? Como aplicar as regras da web 2.0 de conteúdo X valor ao desenvolvimento de um projeto 3D interativo-NÃO METAFÓRICO? O futuro dos ambientes imersivos está se tornando realidade, o que falta?
Enfim, estas são algumas questões que estarão em pauta no Seminário Internacional MUNDOS VIRTUAIS 2007/2008, que ocorrerá no dia 23 de novembro no Second Life e no dia 13 Março na first life. Agende-se! O encontro promete indicar os caminhos que devemos seguir daqui para frente, mostrando perspectivas, novidades e novas tendências virtuais.
Para discutir essas e muitas outras questões participam do seminário: Roberta Alvarenga – sócia-diretora da Cafeína Estúdio (principal produtora de conteúdo para as plataformas de mundos virtuais), Phd. Rejane Cantoni - Especialista no desenvolvimento de projetos de ambientes imersivos, Geraldo C. Adelizzi - CEO da AddGames (empresa especializada em Advergames), Prof. Júlio César Ferreira - diretor nacional da ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil), Prof. Maria Inês Araújo, Edgard Damiani (autor do livro Second Life: Guia de Viagens), Emiliano de Castro – Diretor de Marketing da KAIZEN Games (representante do Second Life no Brasil), Martha Savastano – professora da Fundação Getúlio Vargas, Jorge Filho – Hoplon Infotainment, Paulo Roberto Runge Filho – especialista em tecnologia web 2.0 e membro do grupo Opice Blum, Rob Van Kranenburg, Margot Pavan (responsável pelo conteúdo Second Life do IG).
Na ocasião, a Editora Aleph fará a divulgação do livro “Snow Crash”, que será lançado no Brasil, com este mesmo título, em 2008. Confira a grade de programação e faça a sua inscrição GRATUÍTA para o encontro no Second Life, a partir do dia 09/11/2007.
www.mundosvirtuais2007.com.br
Vagas limitadas!!
Mais informações: 11 5181-4988
A Inscrição para o encontro no Second Life é independente da inscrição para o encontro presencial, que ocorrerá em março de 2008.
Idealização e realização:
- Cafeína Estúdio Criativo
Apoio:
- AddGames;
- ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil);
- KAIZEN Games;
- Basics;
- Fecomércio;
- CBEE (Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos);
- W/News;
- Webinsider;
- Consultec;
- Universidade Metodista;
- Hoplon Infotainment.
Fonte: Cafeína Studio


Jean Liberato (avatar: Liberato Lindman), gerente de negócios da Studiografics e diretor executivo do Atlanti Shopping























Capa da edição de 02 de abril da Gazeta do Povo, com chamada para a matéria especial do caderno Informática
Clediney Silva, de São José dos Pinhais, inaugurou o primeiro Centro de Tradições Gaíchas do Second Life:> aposta na interatividade da WEB 2.0 - (Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo)
Capa da edição de hoje de Zero Hora, com chamada para a matéria especial do caderno Digital Life
Espaço para celebrar as tradições gaúchas
No mundo virtual do Second Life, o Estância Celeste Brasil é o CTG pioneiro - Foto(s): reprodução/ZH
A caráter: avatar de repórter de ZH (D) entrevista Bourgoin enquanto ambos saboreiam um chimarrão -
O novo Bloguinho Bourgoin: pele, corpo e cabelos novos...
... e o pioneiro: mudanças impostas pela exigente comunidade de Second Life
Agora também empresário do ramo de confecções, Bloguinho Bourgoin em frente a uma de suas lojas da grife Xergão
Quarta-feira, 21 de março de 2007, às 20h. Guarde esta data e horário. Será, pelo que se anuncia, o casamento do ano em Second Life. Os noivos: Alemão Alonzo e Renata Smadga. Ele, “amigo dos amigos”, segundo se define. Ela, uma “faz tudo” em Second Life. Em comum, o gosto pela riqueza, já que formam um dos casais de maior fortuna e ostentação entre as comunidades brasileiras.
Acadêmico de Direito de São Paulo na vida real, Alemão Alonzo não é claro ao falar de sua profissão em Second Life, onde mora em uma casa cinematográfica. Mas, ao convidar o repórter para a festa de casamento, que acontecerá em alto estilo no Cher's Grand Wedding and Reception, em Phoenix Island, pediu que tivesse cuidado ao se aproximar do casal para tirar fotos. “É que a segurança será feita pela Máfia”, alertou.
Quando o repórter perguntou se ele faz parte dessa organização, Alemão foi incisivo: “Taí uma coisa que você não vai ficar sabendo (risos)”. De qualquer forma, trata-se de uma pessoa simpática, de bom trato, fino. Conta que conheceu Renata no trânsito, quando andava em um de seus carros de luxo e ela o interrompeu no trânsito. Ele insistiu para que o deixasse passar, mas a beleza dela acabou sendo decisiva.
Renata Smagda, que é oriunda do Recife, afirma contar as horas que o separam do casamento. “Eu quero viver com meu príncipe forever”, diz ela, afirmando estar “super, híper, mega-ansiosa”. Apenas um detalhe: os dois já moram juntos em Second Life e têm uma filha, Abby Ellisson, de quatro anos de idade. Nos planos do casal está pelo menos mais um filho, mas ainda sem data definida.



Alena, no desfile de bíquini durante a terceira etapa do concurso Miss SL 2007...
...e Bibi, a catarinense de 22 anos, em passeio de barco em Barcelona (Espanha). Abaixo, flagrantes de Alena
Bloguinho Bourgoin: Estou no Centro de Imprensa da Ilha Jardins e esta é a primeira entrevista que faço daqui. Gostaria que inicialmente você se apresentasse.
Alena Ristow: Fiquei sabendo do Second Life através de uma matéria na Folha de São Paulo. Era uma matéria grande, de uma página inteira, apresentando o SL e uma menina de Curitiba que estava vivendo sua segunda vida. Achei muito interessante e logo baixei o programa. Claro que de cara fiquei viciada. (risos) Logo conheci a menina da matéria da Folha, Dahlia Gillespie, e a Putinha Popinjay, que na época eram as duas únicas brasileiras que havia encontrado. Ficamos amigas e juntas vimos o SL explodir no Brasil, no fim do ano passado.
Bloguinho Bourgoin: E na SL, o que você já fez e o que faz agora?
Bloguinho Bourgoin: Uma de suas amigas é dona de um night clube. Você já atuou nesse meio?
Bloguinho Bourgoin: De onde são as demais candidatas e quando e onde ocorrerá a finalíssima?
Bibi, aqui com uma amiga: nas compras ou em viagens, sempre a mesma vontade de viver, "aqui ou lá"
Fantástico
Lily Pad
FatBoy Slim


